Nova Friburgo FM, a mais antiga emissora da Região Serrana
Em 1º de junho de 2021, a Rádio Nova Friburgo FM completará 75 anos. A história da emissora mais antiga da região serrana, começou a ser escrita em 1945, quando Carlos Augusto Schermann convidou Aluísio Chaves Moura para montarem juntos as instalações de uma emissora e, em seguida, assumir o cargo de diretor geral da Rádio Sociedade de Friburgo Ltda, na qual ele (Schermann) e o empresário e político José Eugênio Müller eram sócios-proprietários.
Inaugurada em 1º de junho de 1946, Aluísio assumiu o papel de faz-tudo: cuidava da manutenção dos transmissores e mesas de som; fazia corretagem de anúncios; compra de equipamentos e discos; animava programas onde interagia com o público; e escolheu o prefixo musical da emissora — o tango Despertar da Montanha, de Eduardo Souto. Por anos manteve os programas que criou: Escreve o Ouvinte, Perfis Friburguenses, Jogos Florais de Nova Friburgo e muitos outros.
Incentivou a criação de um Departamento de Esportes com noticiário do repórter Ângelo Ruiz e os locutores Gilberto Zarife, Betinho Méier, o repórter de campo e noticiarista Trajano de Almeida Filho, mais tarde Antonio Mario Thuller e Edmo Zarife, Carlos Rosemberg.
Com sensibilidade e faro aguçado para cativar os ouvintes, Aluísio investiu na ampliação de transmissão da rádio, aumentando a potência para chegar cada vez mais longe. E assim, alcançou a zona rural da região, além de outros municípios, com programas de grande audiência, como: O Show do Pedro Osmar, Alvorada Sertaneja com Sérgio Ferraz, Dimensão Total, do Ernani Huguenin, e cobertura esportiva encabeçada pelo narrador e radialista Fernando Bonan.
O setor de jornalismo, com ênfase no Repórter Friburguense, comandado por Wanderson Nogueira, teve excelente repercussão, além de atrair um bom número de ouvintes para os programas religiosos católicos e evangélicos apresentados por Myrthes Godoy e pelo pastor Francisco Amaral.
Com a morte de José Eugênio Müller, em 1971, a empresa Rádio Sociedade de Friburgo Ltda foi reconstituída tendo como sócios Aluísio e Schermann, que mais tarde deixou a sociedade, ficando Aluísio Moura no controle da sociedade e no comando da emissora até falecer em 15 de dezembro de 2000.
Texto: Site Voz da Serra