Claudete Troiano fala sobre sua experiência na equipe esportiva da Rádio Mulher

Atual apresentadora de programas femininos e de variedades na televisão, Claudete Troiano teve uma breve passagem como integrante da equipe esportiva da Rádio Mulher, na década de 1970. Uma experiência inovadora para o rádio na época. Em entrevista ao programa Sensacional, comandado por Daniela Albuquerte na RedeTV!, Claudete falou brevemente sobre essa experiência.

Tudo começou no Salão da Criança, um tradicional evento de grande porte que era realizado anualmente na cidade de São Paulo. A Rádio Bandeirantes tinha uma quadra de esportes, onde eram realizados jogos de futebol de salão e vôlei. Claudete foi escalada para fazer boletins diretamente do local para programação da emissora. Nesse meio tempo, ela passou a narrar internamente os jogos que aconteciam a fim de atrair a atenção do público.

“O dono da Rádio Mulher soube que no Salão da Criança tinha uma loirinha lá que narrava jogos e me chamou” disse Claudete. A ideia inicial era que ela fosse repórter da equipe esportiva que em processo de montagem. Logo, houve o interesse da emissora para que ela narrasse jogos de futebol. Para isso, ela teve que se preparar e fez alguns teses. “Antes de estrear, peguei um gravador que era desse tamanho naquela época (faz o gesto com as mãos), fui lá para arquibancada de um jogo do São Paulo com meu gravador e narrando. E assim eu comecei a narrar” contou.

A equipe esportiva da Rádio Mulher era formada por ela, Zuleide Ranieri, Germana Garili, Jurema Yara, entre outras.

Houve muito preconceito, mas ainda assim existiam apoiadores. Um deles, segundo Claudete, foi o craque Pelé. “Eu tenho grandes amigos dessa época e o Pelé foi um deles. Ele foi muito bacana com a gente, com a equipe, sabe? Incentivando mesmo”, disse.

Claudete ressaltou a importância dessa experiência na Rádio Mulher: “Hoje eu reconheço, na época eu não tinha noção, que foi muito importante esse nosso trabalho porque a mulher era colocada como um objeto só decorativo em programas esportivos. A mulher não tinha voz, não tinha vez”, afirmou.

Ela ainda fez uma breve exposição sobre a participação da mulher no futebol: “Você sabe que a mulher brasileira para começar a jogar futebol se vestia de palhaço? Ela tinha que se fantasiar de palhaço porque ninguém podia saber que era mulher jogando. Nessa época em que nós começamos com a equipe esportiva nessa visão da família Montoro na Rádio Mulher, só existia um clube mais conhecido que era o Radar” falou.

“Hoje eu vejo que nós abrimos um campo de trabalho tão bom para a mulher, que comanda programas esportivos, que narra, que faz reportagens no mesmo nível dos homes, afirmou Claudete.

Em 2015, o programa Radioamantes no Ar, da web rádio Showtime, entrevistou Zuleide Ranieri, que também narrou jogos pela Rádio Mulher, ao lado de Claudete. 

Com Informações do Site Rádio Amantes 

Outras Notícias

FELIZ DIA DAS MÃES

Mãe, todos os dias agradeço pela vida que você me deu, mas hoje quero agradecer pelo exemplo que você é! Feliz dia da...

Temporal derruba Torre da Rádio Super Jovem No Paraná.

Um forte temporal atingiu Francisco Beltrão na tarde deste domingo (28) e causou muitos estragos e prejuízos. Infeliz...

Exclusivo: Clube Fm Alta Paulista encerra os seus trabalhos.

Na Meia noite de ontem foi encerrado os trabalhos da Clube Fm Alta Paulista na cidade de Pauliceia ( Região de Dracen...

Morre radialista Sandro Valle, uma das principais vozes do rádio no Pará

Na noite desta quarta-feira, 24, o radialista Sandro do Valle, uma das principais vozes do rádio paraense, morreu aos...

RÁDIO TRANSAMERICA É MAIS UMA RÁDIO NA COPA DO MUNDO DE 2022

Rádio Transamerica é mais uma emissora a adquirir os direitos de transmissão da Copa Do mundo de 2022.Com isso as rád...