Rádio Cultura Brasil é mais uma que anuncia entrada no FM estendido
Mais uma emissora AM de São Paulo anuncia oficialmente sua migração para o FM estendido. A Rádio Cultura Brasil vai estrear na frequência dos 77,9Mhz em 5 de maio que é o Dia das Comunicações, e uma data que homenageia também o nascimento do Marechal Rondon (Cândido Mariano da Silva Rondon). A informação foi divulgada em seu site oficial. Em Amplitude Modulada, a emissora opera em 1200Khz e pertence à Fundação Padre Anchieta.
Algumas novidades foram prometidas para essa nova fase, conforme o site oficial da emissora. Uma delas: a programação entre 14 e 16 horas será ao vivo, com direto a transmissão em vídeo pelo site culturabrasil.com.br. Além disso, o Cultura Livre terá novo formado, em duas edições semanais: sábado e domingo às 13h00, apresentado por Roberta Martinelli. Além disso, a nova temporada do Programa do Estudante vai estrear no domingo, 09 de maio, às 16h00.
Na última sexta (24), a Rádio Capital também anunciou sua entrada naquele que promete ser o maravilhoso mundo do FM estendido, uma realidade depois de tanta espera. Ela vai operar em 77,5Mhz (veja mais aqui).
O site da Rádio Cultura Brasil (veja aqui) informa que por meio da portaria interministerial n. 68, ficou acertado que todos os aparelhos de rádio produzidos na Zona Franca de Manaus a partir do dia 1º. de janeiro de 2019 devem ser capazes de sintonizar a faixa de frequência modulada estendida, entre 76 e 108 MHz, inclusive os rádios dos automóveis.
No entanto, existe uma maneira informal de sintonizar essa nova faixa pelos celulares. Basta configurar alguns modelos para o modo Àsia – Japão. (Sem querer fazer merchan, mas dá pra fazer isso em aparelhos da Motorola. Em outras marcas ainda não é possível.
Fonte: Rádio Amantes