Rádio Clube é oficialmente um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

A Rádio Clube AM 720 agora é oficialmente um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O prefeito João Campos (PSB) sancionou o projeto de lei nº 141/2019, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), que já havia sido aprovado pela Câmara Municipal em junho. O prefeito assinou o documento da sanção durante uma entrevista ao vivo ao programa Manhã na Clube, apresentado pelo jornalista Rhaldney Santos, nesta quarta-feira (28). A sanção será publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (29).

O novo título para a rádio, que integra o Grupo Diario de Pernambuco, é mais do que justo, visto que trata-se do primeiro veículo de radiodifusão fundado no Brasil, em 1919. O fato reitera o protagonismo de Pernambuco nos meios de comunicação, tendo ainda o jornal mais antigo em circulação na América Latina (o Diario) e a primeira TV fundada no Nordeste: a TV-Rádio Clube (1960-1980).


"Uma rádio mais que centenária, sendo pioneira na América Latina e no Hemisfério Sul do mundo. Tem história, compromisso com a nossa cidade, com o nosso estado, com a transmissão da verdade e com os valores democráticos", disse João Campos. "Fica aqui também a nossa reafirmação de respeito e valorização da liberdade de imprensa. Para termos uma democracia com solidez e estabilidade, a gente precisa de veículos de comunicação altivos, livres e independentes. A Rádio Clube com certeza dá sua contribuição para isso que acreditamos ser importante para a nossa cidade e para o nosso país", completou.


Em entrevista ao Diario, o vereador Chico Kiko afirmou que teve a ideia para o projeto por sempre ter considerado o Rádio Clube um veículo importante para o estado. "Observei que ela ainda não tinha uma homenagem dessa ordem partindo da Câmara. Eu queria que a aprovação do projeto de lei ocorresse no dia do centenário, em 2019, porém o processo acabou sendo mais lento. Só agora tivemos a oportunidade de aprovar merecidamente. É uma rádio centenária e que merece muito mais."


A história

Foi em 6 de abril de 1919 que o grupo de Amadores de Telegrafia Sem Fio, a TSF, se reuniu para registrar a fundação oficial da rádio. Liderados por Augusto Joaquim Pereira, eles praticavam a telegrafia sem fio por hobby, em uma fase ainda experimental, e acabaram sendo protagonistas de uma revolução no mundo da comunicação. Documentos oficiais e publicações em jornais da época comprovam esse vanguardismo. Já no dia 7 de abril, o Jornal do Recife publicou uma matéria sob o título "Rádio Club", anunciando o fato histórico.


Cabe lembrar que, naquela época, ainda não se pensava em radiodifusão propriamente dita. Só em 2 de novembro de 1920 que foi inaugurada a primeira estação de radiodifusão nos Estados Unidos, a KDKA da Westinghouse, conforme afirma Oscar Dubeux Pinto. A Clube só faz a primeira transmissão em 17 de outubro de 1922, após reorganização, objetivando usar a radiodifusão por meio de um pequeno transmissor de 10 watts de potência. Em fevereiro de 1923, já ouvia-se a transmissão em alguns bairros do Recife.


Contudo, o papel da Clube muitas vezes é minimizado na historiografia produzida no Sueste. Isso porque a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi fundada em 20 de abril de 1923, dois meses depois da transmissão da Rádio Clube. Muitos pesquisadores creditam o pioneirismo à emissora carioca, que em 7 de setembro de 1923 teria realizado a primeira transmissão radiofônica. Os registros fazem referência ao discurso do presidente da República Epitácio Pessoa, feita do Corcovado, tendo ao lado o príncipe Alberto da Bélgica


Legado cultural, político e esportivo

Para além de qualquer controvérsia, é inegável a relevância da Rádio Clube para a história cultural e política de Pernambuco. O mestre Nelson Ferreira, por exemplo, foi seu diretor artístico e de programação por quatro décadas. O cronista, repórter e compositor Antônio Maria, e o pioneiro locutor Abílio de Castro são outros nomes que colocaram a rádio em sintonia com a nossa cultura. Foi nela que Chacrinha, Chico Anísio, Lúcio Mauro, Arlete Salles, Capiba, Claudionor Germano e Geraldo Freire iniciaram suas carreiras. Intelectuais como Renato Phaelante, Valdemar de Oliveira e Luiz Maranhão também através dela se projetaram. O próprio Luiz Gonzaga ajudou a propagar a Clube país afora.


A Rádio Clube também foi pioneira no teleteatro, a exemplo dopereta A Rosa Vermelha (1932), de Valdemar de Oliveira e Samuel Campelo. No mundo dos esportes, foi nesse veículo que se deu a primeira transmissão radiofônica do Norte/Nordeste de jogos de futebol. O locutor Abílio de Castro fez história transmitindo um clássico entre as seleções de Pernambuco e Paraíba na Ilha do Retiro.  


Em Pernambuco, os programas políticos também chegaram às ondas da Clube. A primeira iniciativa foi de Agamenon Magalhães, interventor do Estado Novo em Pernambuco, que chegou a fazer duas transmissões por dia na Rádio Clube, em seu programa Conversa com o Ouvinte. Também foi dela o primeiro radiojornalista de Pernambuco, Mário Libânio. São, enfim, muitas marcas de pioneirismo e serviços prestados para Pernambuco e todo o Nordeste do Brasil.

Com Informações do Site Diário de Pernambuco 

Outras Notícias

FELIZ DIA DAS MÃES

Mãe, todos os dias agradeço pela vida que você me deu, mas hoje quero agradecer pelo exemplo que você é! Feliz dia da...

Temporal derruba Torre da Rádio Super Jovem No Paraná.

Um forte temporal atingiu Francisco Beltrão na tarde deste domingo (28) e causou muitos estragos e prejuízos. Infeliz...

Exclusivo: Clube Fm Alta Paulista encerra os seus trabalhos.

Na Meia noite de ontem foi encerrado os trabalhos da Clube Fm Alta Paulista na cidade de Pauliceia ( Região de Dracen...

Morre radialista Sandro Valle, uma das principais vozes do rádio no Pará

Na noite desta quarta-feira, 24, o radialista Sandro do Valle, uma das principais vozes do rádio paraense, morreu aos...

RÁDIO TRANSAMERICA É MAIS UMA RÁDIO NA COPA DO MUNDO DE 2022

Rádio Transamerica é mais uma emissora a adquirir os direitos de transmissão da Copa Do mundo de 2022.Com isso as rád...