A verdadeira história da Rádio Cultura Am e Fm de Araraquara.

A verdadeira história da Rádio Cultura Am e Fm de Araraquara.

Uma dupla de amigos revolucionou a história do rádio araraquarense, com a fundação da primeira emissora de rádio, eles formaram uma sociedade e o primeiro equipamento de transmissão foi montado na Rua São Bento, número 1128.

No dia 16 de maio de 1932, entra em fase experimental a PRD-4 Rádio Cultura, primeiramente operando em AM 1370, a mesma foi inaugurada em 5 de agosto do mesmo ano, durante os anos, foi sendo a pioneira em várias realizações radiofônicas e recebia até cartas de outras capitais do Brasil.

Em 1950, passou a operar na faixa de [Ondas Tropicais], na frequência 4915 khz, na faixa de 62 metros.

Em 1960, foi lançado o Rádio Teatro PRD-4 e a equipe conseguiu ser vencedora em um concurso feito pela Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, Passado alguns anos, o prefixo foi alterado para ZYK 546 e as [Ondas Tropicais e foram para 3365 kHz, com potência de 1.000 kw.

Seguindo ser a pioneira da cidade e do estado, foi inaugurada em agosto de 1976, a Cultura FM 97.3 MHz e a partir dos anos 2000, foi efetuado aumento de potência para 10.000 kw de potência.

Em 2007, a emissora completa 75 anos no ar, sendo a conceituada emissora do interior paulista e uma das primeiras rádios do Brasil, passando os anos, a programação da mesma foi mudando e o estilo musical da AM, foi seguindo os mesmos moldes da antiga Rádio Morada do Sol AM e claro, continuava pioneira nas principais transmissões esportivas do Campeonato Paulista e do esporte local.
Em 2014, foi solicitado a migração AM-FM.

A programação da mesma, passou a incluir o conteúdo católico e foi parceira da Rádio Aparecida para a retransmissão diária do programa Com a Mãe Aparecida, apenas na faixa AM da Rádio Cultura.

Em 2017, a emissora retorna na sua faixa de 90 metros.
No dia 31 de Janeiro de 2019, a meia-noite, foi efetuada a migração da Rádio Cultura para sua nova frequência FM107.5 [MHz], operando primeiramente em fase experimental, seria colocado um novo projeto, já que possuem a Cultura FM 97.3.

Em janeiro de 2020, o grupo fez mudanças em suas emissoras migrantes do AM, a FM 94.9 passou á se chamar Rádio A+ Morada 6 com seu formato popular e a Cultura AM que migrou para FM 107.5, passou a chamar Rádio 107.5 FM de formato POP e assim, no dia 31 de janeiro, foram desligados os transmissores da AM.

A programação atual, conta com os mais diversos nomes da música POP além de manterem os programas esportivos com a equipe Os Campeões da Bola.

Outras Notícias

Morre o jornalista Roberto Feres, ex-diretor de Jornalismo da Tupi

Morreu na madrugada desta terça-feira (4), aos 88 anos, o jornalista Roberto Pereira Feres, que atuou como diretor de...

Rio de Janeiro: Band Fm Rio lança perfil nas redes sociais antes de ser anunciada oficialmente.

Conforme o Audiência Carioca vem revelando nas últimas horas, o Grupo Bandeirantes está se movimentando para ocupar a...

Nota de repúdio: Ninguém é obrigado a gostar do Apaixonados Por Rádio isso é fato.

Mas me deixa triste ao ser bloqueado em todas as redes sociais ( inclusive no meu perfil pessoal ) sem motivo algum.N...

Demissões na Rádio JB FM do Rio de Janeiro

O comunicador José Mailson Fabiano e outros 3 profissionais foram dispensados nessa semana na Rádio JB FM no Rio de J...

Locutora Carol ganha prêmio microfone de ouro

Jaraguá Do Sul- SC: A locutora Carol Rohling, apresentadora dos programas Ô de Casa e Manhã Mais que Demais, na RBN, ...